quinta-feira, 17 de julho de 2008

-Onde fica o Norte?


Algures nas matas do Uíge e nos percursos das enúmeras operações que fazíamos confrontávamo-nos, algumas vezes, com perdas de orientação pontuais, embora chegássemos sempre ao destino... pelo menos à base do aquartelamento de onde tínhamos saído!

Os mapas da altura não aludiam a determinados pontos referenciais e estratégicos no seu aspecto militar, sendo penoso saber onde é que efectivamente estávamos quanto mais para que azimute nos haveríamos de dirigir, com bússolas obsoletas que desnorteavam mais que supostamente nos orientariam!

Mas nada que nos preocupasse e, para descontrair do cansaço que nos já nos massacrava o corpo e o espírito, na brincadeira, toda a gente opinava como se houvesse mais comandantes que comandados. A decisão final seria tomada em pró da experiência já acumulada pois muitos daqueles trilhos eram já um habitué das nossas passagens anteriores.

Na foto e para a posteridade, o saudoso furriel Cunha "obrigava" a rumar a Noroeste - uma fazenda onde a tropa sempre podia beber uns copitos... - enquanto o cabo rádio-transmissões Rato ria-se a "bandeiras despregadas" pois o seu Racal também parecia já ter "dado o pifo"!

Sem comentários: