segunda-feira, 15 de setembro de 2008

S. Miguel vencendo o "dragão" - Veneza


Ora para que os "tripeiros" da Ônzima do F.C. do Porto não fiquem tristes, lá está o famoso "dragão" sendo vencido por um "Miguelito" qualquer - que até pode ser o Leixões ou o Rio Ave que também são "santos-anjos-da-guarda" de ao pé da casa ...

Os condenados da altura, após serem julgados pelo dodge e tribunal correspondente, passavam por uma espécie de ponte em arco e que ligava o palácio-tribunal ao edifício da prisão - a tão famosa "Ponte dos suspiros" - e, no seu curto trajecto, olhavam a cidade-marítima e "suspiravam" por apreciá-la uma última vez antes que fossem decapitados ou enforcados, conforme a sentença. O último suspiro era obrigá-los a passar sob as duas monumentais colunas e que dão as boas vindas aos turistas, na tão famosa Praça de S. Marcos: o obelisco encimado pelas armas da cidade (um leão alado e símbolo espiritual do evangelista de S.Marcos) e o obelisco com a estátua de S. Miguel e o dragão.

Mas que conste, já que o dragão foi "dominado", o vinho do Porto ainda está lá para durar... e foram os portugueses que deram o "último golpe de misericórdia" no comércio de Sua Sereníssima (Veneza) com a descoberta do caminho marítimo para a Índia e com o monopólio das especiarias cujos lucros passaram todos para Lisboa ("Benficas" e "Sporting's" e "Belenenses"...).

P.S. É só para chatear os do Norte...

Sem comentários: