segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Armas pontifícias com dragão dourado - Museu do Vaticano


Calma aí ... calma aí... afinal também encontrei o "outro lado da moeda" (?)

'Inda estava a minha realeza a historiar/relatar os magnos feitos do "jogo" F.C. Porto vs Veneza para a "Taça dos Campeões das Cidades de Prestígio" e logo "me caíram em cima" o Calisto, o Óscar e o Laranjeira ( só "ferrugem", para que conste!) que "me quiseram pôr a ferros" após tão sábia e premeditada erudição de anti-clubismo para com "os do Norte" ... carago!

R/ "Olha que não, olha que não", como dizia o Cunhal. Então eu explico.

A caminho da famosíssima Capela Sistina, de Miguel Ângelo, e num dos vários museus do Vaticano, deparamos com as armas papais de um pontífice de que lhe desconhecemos o nome. Então é assim: lá aparecem as chaves de S. Pedro ( as chaves do sucesso do FCP, claro); a teara papal (do Pinto de Sousa...desculpem, do outro Pinto que nunca vira as Costa(s), o "papa" do dragão); as figuras simbológicas da Ponderação ( do apito dourado, que nunca mais acaba...) e da Fertilidade ( dos muitos golos marcados pelo FCP, a começar por S. Jardel).

Ao meio: o Grande Dragão (Made in China?) do FCP mandado dourar pelo seu próprio "papa", com os 20.000Euros de indemenização que o Estado lhe vai pagar por "detenção ilegal" quando visitava as instalações das "águias" e "leões" e ser "arranhado" por aquelas garras tão afiadas!...

Sem comentários: