segunda-feira, 31 de março de 2008


Capa do livro "Também eu estive lá..." do ex-alferes Rei, da CC 3411 "Ônzima"- Angola 1971-1973
Dentro dos objectivos propostos, o livro em questão aborda as experiências vivenciadas pelo seu autor, a que acrescem mais este ou aquele episódio de alguns camaradas seus.
Aquelas fazem parte do quotidiano de então, num misto diversificado de emoções, em contraponto com o decorrer da guerrilha e que catapultaram modos de ser e estar pautados pela incerteza da guerra.
Como se retrata do Prefácio da obra: "... selecto mosaico de recordações e eventos ... se salpica de congraçante humor... se larva de angústia e saudade ... entretecem uma esprairada narrativa ... que encaixam à maravilha na unidade da obra" - sic Amadeu Torres.
Os camaradas que leram aqueles episódios, por certo, estiveram igualmente configurados em muitas daquelas vivências e teriam outras tantas para poderem ser relatadas. Por falta de ocasião ou, quiçá, por tentarem "enterrar" ainda nos seus subconscientes episódios complementares às ali narradas, este blogue estará aberto a que possam "abrir o livro", sempre que o entenderem.
É este o repto que aqui lanço.
Um abraço amigo.

sábado, 29 de março de 2008

Este blogue estará aberto à partilha das vivências - alegrias, tristezas, emoções ... - do que foi a camaradagem da Companhia de Caçadores 3411, dita "ÔNZIMA", no Norte de Angola 1971/73, na vila do Songo, região do Uíge.
Como mote, o livro do autor do blogue em questão, "Também eu estive lá...", poderá servir de pretexto para opiniões diversificadas, quer a nível de fotos da altura, videos youtube, episódios (re)vividos e, quiçá, até questões relacionadas do momento presente.
Não pretende, de alguma forma, ser concorrencial a outras iniciativas do género - já agora, parabéns ao Laranjeira pelo seu recente blogue - antes, um complemento.
Grato pela aceitação de todos quantos quiserem associar-se à intenção manifestada pelo seu autor.
Um abraço amigo.
Lino Rei.